31 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

COPA 2014
Será este o logotipo do Brasil?
Artes e Manhas
Anúncio oficial ocorrerá na África do Sul, em 8 de julho, a três dias da final da Copa 2010

Contato com o Portal
Denuncias, reclamações ou elogios devem ser encaminhadas para o e-mail: portaldeserrolandia@yahoo.com.br ou preenchendo o formulário logo abaixo.

POR FAVOR PARE DE PECAR - XI

Leitor, se você estiver comprometido com algum pecado, por favor pare de pe­car e clame para Jesus salvá-lo. Você não tem que ir para o inferno. Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto (Isaías 55:6), pois Ele o ouvirá e o salvará. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será sal­vo (Atos 2:21)."Querido Senhor", Eu disse: "Ficarei feliz quando Satanás for atirado nesse abismo (Apocalipse 20:2-3) e todas essas coisas horríveis pararem por um tempo." Ele respondeu: "Venha, Ouça o que o Espírito diz às Igrejas (Apocalipse 2:7). O fim está próximo e Es­tou chamando pecadores ao arrependimento, para se­rem salvos.

BAHIA
PM GANHA 326 MOTOCICLETAS
O governador Jaques Wagner entregou 326 motocicletas e cinco carros elétricos à Polícia Militar da Bahia, nesta segunda-feira (31). Os equipamentos serão utilizados no patrulhamento ostensivo da Região Metropolitana de Salvador e interior do estado. O comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, disse que quatro veículos elétricos estarão disponíveis no 18º Batalhão, que compreende o Centro Histórico e o Campo Grande, e um fará a segurança de Praia do Forte, distrito de Mata de São João.

CONCURSO
 Divulgado gabarito da prova do IBGE
A Fundação Cesgranrio publicou os gabaritos da prova objetiva de seleção pública que vai contratar 191.972 pessoas para vagas de recenseador do IBGE. Quem fez as provas deve estar atento aos prazos, pois os recursos contra os gabaritos devem ser apresentados só de amanhã a terça, 2, no site da Cesgranrio.
Clique aqui e confira as respostas às 50 questões da prova, que avaliou conteúdos nas áreas de língua portuguesa, matemática, conhecimentos gerais e técnicos.

SERROLANDIA
DAMARES
MINHA VITÓRIA TEM SABOR DE MEL
07 de Agosto de 2010
Clube Metropoles 
EM BENEFICIO DO:
  

SERROLANDIA
I CAMINHADA DOS IDOSOS
Viver com mais qualidade.
Na última sexta feira (28) a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde promoveu a I Caminhada dos Idosos, abordando o tema; viver mais com qualidade.
O evento iniciou na Praça Manoel Novais com os idosos fazendo com alongamento e relaxamento e em seguida uma caminhada até o Clube Recreativo, onde foi servido um café com uma variedade de frutas, mingau, pães, torradas, biscoitos e uma dose bem grande de bem estar.
Durante o evento foram realizados exames de glicemia capilar, aferição de pressão, além do serviço de vacinação contra gripe influenza H1N1.
Profissionais se revezaram com palestras sobre saúde abordando sempre a necessidade de adotar procedimentos simples para melhorar a qualidade de vida.
Para Aline Mendes Secretaria de Saúde o resultado foi satisfatório,  mais de 300 idosos puderam fazer seus exames, participar das palestras, aprenderem sobre alimentos, medicamentos e a importância das atividades físicas.
Segundo Cristiane que desenvolve atividades com os idosos no CRAS esse foi um momento importante de valorização e reconhecimento do quanto às pessoas da terceira idade são importantes.
Na oportunidade a Secretaria de Saúde e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) agradeceram a participação de todos e o esforço dos profissionais na realização do evento. Por Pedro Filho

30 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

SERROLANDIA
GRAVAÇÃO DE DVD DO GRUPO DE BUMBEIROS
Autoridades, amigos e simpatizantes fizeram parte do elenco de gravação do DVD dos Bumbeiros, realizado neste domingo (30) na casa do senhor Edesio na comunidade rural de Santa Rosa.
O grupo de bunbeiros que está recebendo recursos do Ministério da Cultura, através da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE foi criado no município no inicio dos anos 40, antes da fundação de Serrolândia.
A gravação do DVD faz parte de um sonho antigo do grupo e contou com a participação especial de Morgana Sidma que foi a principal articuladora e incentivadora dos projetos de cultura no município.

RELIGIÃO
Padres pedófilos vão se danar no inferno.
De O Globo:
O promotor de Justiça da Congregação para a Doutrina da Fé, reverendo Charles Scicluna, alertou aos padres envolvidos em escândalos sexuais que eles sofreriam danação no inferno pior do que a pena de morte.
Considerado um símbolo da moralidade da Igreja, o maltês Scicluna tem se destacado no combate aos escândalos de abuso sexual clerical.
O reverendo está à frente de um serviço de orações nascido do desejo de alguns seminaristas de Roma, que queriam dedicar um dia de rezas às vítimas de abuso sexual.
A medida também ajudaria o Vaticano a cicatrizar suas feridas com a decisão de ocultar seguidos casos semelhantes aos que vieram à tona nos últimos meses.
De acordo com o site de notícias "Il Sore 24 Ore", a oração de Scicluna afirmava que "seria realmente melhor" para os padres que abusaram sexualmente de menores se os seus crimes "os matassem" porque, para eles, "a danação será mais terrível" no inferno. Leia mais aqui

NOTICIAS
Bahia é alvo de nova “corrida do ouro”

A Bahia se tornou alvo de uma nova “corrida do ouro” entre mineradoras no país. O Estado já ultrapassara Minas Gerais como principal destino de pesquisas para a extração de commodities minerais e agora atrai investimentos bilionários capazes de se pagar em prazos relativamente curtos. “Ouro”, no caso, são minérios como ferro, níquel e vanádio, com preços e perspectivas de consumo em alta. Nessa corrida, estão grandes e novas mineradoras, como Ferrous, Mirabela, Bahia Mineração (Bamin) e Largo Mineração.

Em 2009, foram registrados na Bahia 3.391 requerimentos de pesquisas minerais (1ª posição no país), ante 2.357 em Minas Gerais. Entre os principais atrativos do Estado, além de uma quantidade cada vez maior de descobertas de jazidas, está a proximidade com o Atlântico. É de onde o minério sai para exportação. Mesmo em jazidas em que o ferro extraído tem um teor mais baixo do que em outras áreas de Minas, a economia com a logística de transporte compensa o investimento. Informções da Folha

SERROLANDIA
 PM PRENDE SUPOSTO LADRÃO DE MOTO
JEFERSON SOUZA CAMPOS

Neste sábado (29), por volta das 13h, mais uma operação comandada pelo SGT MESSIAS, tira de circulação, o elemento JEFERSON SOUZA CAMPOS, 18 anos, residente da Rua Getúlio Vargas, s/n, Serrolandia, por ter tomado de assalto quinta- feira (22/05), uma moto CG 150, COR PRETA, placas JQP-2959, do município de Nova Fátima, BA.

Segundo informação da vitima, o acusado junto com outro elemento que até o momento não foi identificado, armados com arma de fogo rendeu EMERSOM CALADO ARAUJO, 27 anos, residente na Rua Tomé de Souza, em Capim Grosso e subtraíram 100,00(cem reais) em espécie e sua moto CG 150. A vitima ao vir identificar seu veiculo se emocionou ao reconhecer o auto-u do crime.

Apos reconhecimento da vitima foi dado voz de prisão ao acusado e encaminhado para delegacia local, aos cuidados do Dr Humberto que investiga a onda de assaltos que vem crescendo nas cidades circurvinhas. Informaçoes da Policia Militar. 

28 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

NOTICIAS
Filarmônica 2 de Janeiro faz apresentaçao no Teatro Castro Alves
Estarão no palco, do Teatro Castro Alves neste domingo (30), músicos da Sociedade Filarmônica 2 de Janeiro da cidade de Jacobina e de mais três entidades filarmônicas do estado, formando a Grande Filarmônica com 140 músicos sob a regência do maestro Fred Dantas. Além de Jacobina a Sociedade Filarmônica Filhos de Apolo (Santo Amaro); Sociedade Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses (Senhor do Bonfim) e Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados (Salvador).

O evento marca a abertura do IV Encontro de Dirigentes Municipais de Cultura que irá debater o futuro das ações de desenvolvimento e da gestão cultural nos municípios baianos.

O evento contará com a presença do governador do Estado Jaques Wagner, do secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, da presidente do Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia, Normelita Olveira, e de representantes do Ministério da Cultura.

Na ocasião será lançado o Programa de Apoio às Filarmônicas, com investimento de R$ 4 milhões do Governo do Estado, que vai disponibilizar recursos para as filarmônicas cadastradas na Fundação Cultural do Estado – FUNCEB.

Destinado a incentivar e valorizar a importante tradição musical das filarmônicas, os recursos disponibilizados pelo Programa prevê a aquisição, reforma e conserto de instrumentos musicais, aquisição de equipamentos de informática, fardamento e acessórios para instrumentos musicais.

O diretor de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Gilberto Monte, destaca a importância das Filarmônicas para as comunidades. "As Filarmônicas formam não apenas músicos, mas também cidadãos. Em suas sedes, elas mantêm um acervo que preserva a memória musical baiana e realizam atividades importantes para suas comunidades. Investir nas quase 200 bandas filarmônicas da Bahia, que estão presentes em 26 Territórios de Identidade do Estado, é uma iniciativa que, além de contribuir para a manutenção destas entidades, representa uma intervenção sociocultural em larga escala, de efetiva interiorização do fomento público".

OPINIÃO
Falência do ensino e derrocada moral

O Brasil vive um momento singular na linha evolutiva.
Temos um vasto território, terras agricultáveis, bom clima, um parque industrial pujante, abundantes recursos naturais, energia e economia de escala.
Esse conjunto de fatores transforma o Brasil em candidato natural à potência do século XXI e permitiria financiar uma revolução social com consequente transformação de um povo empobrecido, semi-analfabeto e com direitos básicos negados, em cidadãos plenos e ricos.
Lamentavelmente existem dois pré-requisitos que representam verdadeiros óbices, quase intransponíveis.
A primeira deficiência está na área política.
Há décadas os quadros políticos vêm se deteriorando com indivíduos moral e tecnicamente despreparados galgando o poder. Estamos vivendo a falência múltipla do Estado, fruto de uma decadência semelhante àquela que esfacelou o Império Romano com bárbaros se apossando de um país desenvolvido que não compreendiam.
Aqui a situação está ganhando contornos preocupantes, pois tanto no Congresso como também na grande maioria das casas legislativas e mesmo em instituições de Estado, já há predominância de novos bárbaros.
Esses bárbaros da era moderna pouco diferem daqueles que saquearam e destruíram o Império Romano. São indivíduos sem moral, sem ética, sem visão de Estado, movidos por ambições pessoais e sentimentos mesquinhos. Não estão organizados em tribos e sim em partidos e sindicatos, mas são igualmente destrutivos.
Enquanto o ensino não der um salto qualitativo o país não será capaz de formar quadros políticos e num futuro próximo, haverá escassez até de mão obra qualificada para dar sustento ao desenvolvimento.
O ensino público é um sistema falido cujo objetivo parece ter se reduzido a diplomar semi-analfabetos para mascarar o Índice de Desenvolvimento Humano – IDH do país e fazer marketing político.
A falência do ensino público fundamental e médio tornou o ensino superior inacessível para alunos oriundos da quase totalidade das escolas públicas.
Diante dessa realidade não é preciso ser vidente para antever o futuro.
Com o ensino decadente e transformado numa máquina de emissão de diplomas, estamos formando verdadeiras hordas de incapazes que não serão absorvidos pelo mercado de trabalho. Provavelmente a maioria ingressará no mercado informal ou engrossará as fileiras do crime organizado. Essa última opção tem se mostrado atraente, apesar da baixa expectativa de vida. O crime não exige experiência, qualificação ou qualquer requisito além de audácia e barbárie.
A grande questão é que faltará mão de obra qualificada para alavancar o desenvolvimento e crescimento do país.
Atualmente já existe um déficit de mão de obra qualificada em vários setores, notadamente na construção civil que é das molas de impulsão do desenvolvimento.
Todos esses aspectos mostram que o ensino é a chave fundamental para o desenvolvimento do país e enriquecimento de seu povo.
Como em outros artigos lembramos o exemplo da Alemanha que saiu da II Guerra completamente derrotada e falida com pouco mais de 60 milhões de habitantes reduzidos ao estado de expropriados pela destruição da guerra. Os únicos patrimônios que a guerra não destruiu foram a educação e formação de alto nível do povo.
Enquanto permanecer esse sistema de ensino que além de medíocre é altamente discriminatório, nosso futuro é duvidoso. O Brasil será progressivamente tomado e dominado por bárbaros que desprovidos de moral e de visão de Estado, lançarão o país em crises e conflitos sociais que podem significar até o fim da República.
Está aí o exemplo da Bolívia.
Se não houver uma mudança radical na política de ensino público, estamos fadados a ser barbarizados.
Bruno Engert Rizzo

27 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

SERROLANDIA
Convite
Viver + com Qualidade de Vida
A Secretaria Municipal de Saúde convida a todos os idosos para participar do evento nesta seta-feira (28). A concentração será as 07:00h na Secretaria de Saúde, onde sairão em caminhada até o Clube Recreativo Esportivo e Social de Serrolândia.
" A essência do ser humano é o cuidado"
Autor desconhecido  

NOTICIAS
BANDA MEL GANHA INDENIZAÇÃO MILIONÁRIA
A prefeitura de São Miguel dos Campos (AL) foi obrigada, judicialmente, a pagar R$ 4.395.093,19 referentes a pouco mais da metade do cachê por um show da extinta banda Mel (atualmente Bamdamel, uma das precursoras da axé music), da Bahia, na cidade alagoana.
O show aconteceu em 1992, auge da banda. O prefeito da época, Hélio Jatobá, deu cano e a banda só recebeu metade do cachê. Aí, o jeito foi recorrer a um remédio amargo. A ação foi surtir efeito agora. O débito, no entanto, deverá ser pago somente em 2011, após incluído no orçamento como precatório.Uol

POLITICA
CARLISTAS ERAM ALIADOS DO CRIME ORGANIZADO
Num discurso forte, há pouco, o deputado federal Walter Pinheiro (PT) condenou o comportamento de pré-candidatos ao governo baiano que tentam usar, eleitoralmente, a morte do delegado Clayton Leão, em Camaçari, ontem. Foi além. Culpou os governos de César Borges e Paulo Souto pela falta de investimentos estruturais em segurança pública e acusou dos dois políticos carlistas de terem se aliado ao crime organizado em financiamentos de campanha.
- A violência de hoje é fruto da inoperância, da conivência dos governos passados. Não tiveram coragem de enfrentar o crime organizado. Pelo contrário, se juntaram com eles em financiamento de campanhas. Essa era a realidade da Bahia.
Pinheiro acabava de responder a um discurso do deputado carlista ACM Neto (DEM), que chamava Pinheiro e Jaques Wagner a viver a Bahia real, “não a da propapaganda”. O deputado federal petista rebateu ao relembrar que os governos carlistas usavam a estrutura de segurança pública para perseguir, grampear adversários – e também controlar o Judiciário.

CULTURA
VIII Festival de Música Educadora FM
As inscrições para o VIII Festival de Música Educadora FM foram prorrogadas até o próximo dia 18. A premiação de R$ 56 mil reais, as categorias e as regras permanecem as mesmas de 2009. Para concorrer, o candidato precisa ser baiano ou residir na Bahia há pelo menos dois anos e apresentar até duas gravações inéditas
As inscrições podem ser realizadas, de segunda à sexta, das 14 horas às 17 horas, diretamente na Rádio Educadora FM 107.5 (Rua Pedro Gama, 413e, Federação, Salvador, Bahia, CEP 40 231 000) ou através de postagem via Correios.
São as seguintes as categorias e os respectivos prêmios: Melhor Música Vocal: R$ 12 mil; Melhor Música Instrumental: R$12 mil; Melhor Intérprete Vocal: R$ 6 mil; Melhor Intérprete Instrumental: R$ 6 mil; Melhor Arranjo: R$ 6 mil e os 14 Finalistas do CD recebem R$ 1 mil cada um.
A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis em link do VIII Festival de Música Educadora FM no site do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), www.irdeb.ba.gov.br

CONCEIÇÃO DO COITÉ
 AULAS PARALISADAS POR 24 HORAS
Professores da Rede Municipal de Educação da cidade de Conceição do Coité, no nordeste da Bahia, decidiram por uma paralisação de 24 horas nas aulas das escolas nesta quinta-feira (27). O ato foi convocado pelo Sindicato dos Servidores Municipais de Educação (SPMCC), que também reuniu os docentes nas ruas do centro de Coité durante a manhã para protestar contra a situação da categoria. O grupo afirma que a defasagem salarial dos professores faz com que haja vencimentos de R$ 510, além de reivindicações de pagamento de 1/3 de férias, Pasep, licença-prêmio e repasse do INSS, o que a prefeitura não está fazendo. O presidente do sindicato, Ezaú Cordeiro, espera o apoio da sociedade ao movimento. “Não é justo o professor passar quatro anos em uma universidade para ganhar apenas salário mínimo na carga de 20 horas. O prefeito (...) tem que acordar pra vida”. Outra paralisação está marcada para o próximo dia 31. As informações são do site Calila Notícias.

NOTICIAS
Governo da Bahia recebe o alvará de demolição da Fonte Nova
O alvará de demolição do estádio da Fonte Nova foi entregue nesta quinta-feira (27) ao Governo do Estado. O documento, liberado pela Prefeitura Municipal, era o único que faltava para dar andamento às obras de construção da Arena Fonte Nova. A primeira etapa da demolição mecanizada controlada vai ser iniciada em junho no anel inferior do estádio.
A construção da arena tem custo estimado em R$ 591,7 milhões. De acordo com o prefeito João Henrique, a entrega do documento ao governador Jaques Wagner significou um grande passo para o inicio das obras de construção. Ele explica que para liberar a demolição, a prefeitura analisou os estudos de órgãos, como o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros e Ministério do Exército.
O parecer favorável facilitou a liberação do alvará. As demais etapas, como a derrubada do anel superior, também precisam de alvará. “O documento foi entregue dentro do prazo estipulado. Estamos torcendo para que tudo dê certo e vamos colaborar no que for possível”, afirmou o prefeito.
Com o alvará e o inicio da demolição do estádio, a Bahia continua atendendo ao cronograma da Fifa, garantindo também a realização da Copa das Confederações em 2013. A ação que vai demolir o anel inferior da Fonte Nova deve ter quatro meses para ser concluída. O prazo inclui também a destinação dos resíduos e a limpeza do canteiro. AGECOM

MUTUIPE - BA
 Terra volta  tremer e assusta moradores
Um abalo sísmico atingiu a cidade de Mutuípe (a 241km de Salvador) por volta das 3h30 da manhã desta quinta-feira, 27. Só neste ano foram quatro tremores de terra na região em dois meses. O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que monitora toda a região Nordeste, ainda não possui informações detalhadas sobre o tremor.
Apesar de não ter sido registrado estrago na cidade por conta do abalo, moradores relataram que o barulho foi mais forte em relação aos outros tremores. Eles disseram ainda que portas, janelas, telhados e sofás tremeram no momento do abalo.
Na Maternindade Clélia Rebouças, macas e armários com medicamentos balançaram, mas não houve danos maiores à unidade hospitalar. *Com redação de Michele Mendes do A TARDE On Line.  

SERROLÂNDIA
RETROSPECTIVA 2008
Praça proximo Cemiterio Municipal   

Mercado Municipal
Povoado de Maracujá

Lixo
Ao lado do Estadio Waldetrudes Carneiro

Quadra Poliesportiva destruida
Povoado de Maracujá

Colégio Municipal Arionete Guimaraes

Proximo a Escola Deniomar
Final da 6 de Maio

26 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

CAPIM GROSSO
Condutor alcoolizado é preso
Em Capim Grosso, Km 209 da BR 407 (povoado de Pedras Altas), às17h de ontem, 25, foi preso o senhor Nilton Ferreirade Miranda, 32 anos, por dirigir sob efeito de álcool, o veículo GM/KADETT SL, ANO 1991, Placa CCX - 9306.
O referido condutor envolveu-se em acidente com o veículo HONDA/CG 125 FAN ES, placa JSD- 5332,que era conduzido por Cosme Ribeiro Pereira,46 ANOS, que sofreu lesões leves. Os dois condutores foram submetidos ao teste com etilômetro, sendo detectado no senhor Nilton o teor de 0,75 mg/l (miligramas de álcool porlitro de ar expelido pelos pulmões), e o limite que não caracteriza crime de trânsito é de 0,29 mg/l. Condutor foi encaminhadopara a Depol de Capim Grosso. Inspetor Lopes Júnior  

FILADELFIA
Vereadores terão salários reduzidos

Devido à redução do repasse, os vereadores do município de Filadélfia terão seus salários reduzidos. Antes o município repassava para o legislativo R$ 65.996.00, e agora, ficará repassando apenas R$ 52.622.00. Alem disso o presidente já revelou que terá que devolver até o final do ano R$ 29.000.00, segundo ele, o município vinha repassando os recursos a mais. CALILA NOTÍCIAS Por: José Mariano

SERROLANDIA
CONTEMPLADO COM ÔNIBUS ESCOLAR 
O recurso no valor de R$ 121.770,00, já esta numa conta da prefeitura na agencia do Banco do Brasil, para aquisição um ônibus escolar zero quilômetro. Os recursos são provenientes do Ministério da Educação, através do programa Caminho da Escola, para aquisição do ônibus padronizado para o transporte de alunos, incluindo adaptação para cadeirante e toda segurança necessária e exigida pela legislação para transporte escolar.

A secretária Dulcilene Alves, informou que o veículo será utilizado para transporte de estudantes da educação exclusivo e privativo para o ensino fundamental e infantil dentro do município, foi um projeto do prefeito, que vem lutando para melhorar a frota de veículos da prefeitura.

O prefeito Gildo Mota disse que a aquisição do veiculo vai garantir mais segurança e melhorar a qualidade do transporte dos estudantes matriculados na rede municipal de educação do ensino fundamental e infantil principalmente da zona rural.

25 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

Servidores da justiça estadual mantém greve
A TARDE On Line

Os servidores da justiça estadual decidiram manter a greve que completa 18 dias nesta terça-feira, 25. A categoria acordou, em assembleia nesta manhã, organizar dois grupos de mobilização no Fórum Ruy Barbosa, assim como no Tribunal de Justiça (TJ-BA), de acordo com a assessoria do sindicato da categoria.
Eles querem aumentar a pressão sobre a presidente do TJ-BA, desembargadora Telma Britto, para negociar com a categoria. Os servidores reclamam de não participar das decisões do Tribunal sobre as medidas que serão tomadas para adequar a folha de pagamento à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Os grevistas também pedem a revogação do decreto 152/2010, que corta a Gratificação Especial de Eficiência (GEE) dos salários mais baixos e pede a extinção dos cargos do REDA.
A presidente suspendeu os prazos processuais durante a greve. Durante a greve, são realizados apenas serviços considerados essenciais, como emissão de guia de sepultamento, alvará de soltura, habeas corpus, liminar para casos de saúde e de ligação de água e luz.

VARZEA DO POÇO
Mulher é agredida pelo ex-marido em praça pública
Neilton: não aceitou o "não" da ex-esposa
 
Raimunda: mais uma vítima da agressão contra à mulher

Além de Jacobina, em outros municípios da região, as mulheres têm se transformado em “saco de pancada”. A violência contra a mulher tem passado dos limites. Neste final de semana, a vítima foi Raimunda Santos de Jesus, 40 anos, moradora de Várzea do Poço. Raimunda foi agredida na Praça José Vilaronga, em Várzea do Poço, na noite da última sexta-feira. O agressor é seu ex-companheiro Neilton Xavier de Almeida, 37 anos, que reside em Serrolândia, mas foi a Várzea do Poço para tentar uma reconciliação. Como ouviu um NÃO da ex-esposa, Neilton partiu para agressão, acertando um soco no olho esquerdo de Raimunda, que ficou com o rosto desfigurado.
Preso em flagrante, Neilton está detido na Delegacia de Várzea do Poço, devendo responder pelo crime de agressão, fundamentado na Lei Maria de Penha.   Fonte: Noticia Livre

24 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

CULTURA
Governo da Bahia anuncia linha de crédito
por plugcultura
A Bahia dá mais um passo para consolidação de uma política de fomento à Cultura, com o lançamento das linhas CrediFácil Cultura Fixo e CrediFácil Cultura Giro, no dia 27/5 (quinta-feira), às 15h, no Auditório da Desenbahia – Agência de Fomento do Estado da Bahia. Ambas as linhas foram desenvolvidas com vistas ao fortalecimento da economia da cultura em todo estado, ao ganho de competitividade pelos agentes produtivos baianos nos mercados regional, nacional e internacional e à profissionalização do setor cultural.
As linhas CrediFácil Cultura Fixo e Giro são voltadas para as empresas do setor cultural que desenvolvam suas atividades no campo da criação, produção, difusão, formação ou fornecimento de bens e serviços de infra-estrutura para o setor. A novidade é o conceito ampliado de setor cultural, em consonância com os parâmetros recém definidos pela UNESCO e resultado da estratégia desenvolvida pela Secretaria de Cultura do Estado, em parceria com a Desenbahia, de abordagem do setor cultural enquanto rede produtiva, o que inclui, além das atividades culturais propriamente ditas, o setor criativo, como os serviços de arquitetura, publicidade e design.

SERRINHA
Homem assassinado por causa de um cigarro
 
 Em menos de três dias, duas pessoas foram assassinadas em Serrinha. O último caso ocorreu na noite de domingo (23) por volta das 19h30. O vendedor Adelson Oliveira Miranda, 25 anos, conhecido como "Neguinho", que morava na Rua Ceará, Bairro Vila de Fátima, morreu com um golpe da garrafa no pescoço.
Segundo informações de testemunhas, a vítima que estava em um bar localizado no alto do recreio se envolveu em uma discussão com um homem desconhecido por causa de um cigarro. Durante a confusão o assassino quebrou uma garrafa de cerveja e atingiu o lado direito do pescoço de Adelson, que quase foi degolado. Em seguida, teria fugido em uma motocicleta.
Agonizando e perdendo muito sangue, ele foi levado para o pronto socorro do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HOSCA), aonde chegou sem os sinais vitais. "Era um cara legal, trabalhador, não merecia morrer desta forma", disse um amigo da família que não quis se identificar. Calila Noticias 

SOBRAM VAGAS EM 67% DAS EMPRESAS
A escassez de mão de obra especializada virou um tormento no dia a dia das grandes empresas. Depois de atingir a construção civil e a indústria naval, agora a falta de profissionais se espalha por setores como o automobilístico, o ferroviário, o moveleiro, a siderurgia e a metalurgia, o de transportes e serviços, aponta levantamento feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do País. O trabalho mostra que 67% das empresas pesquisadas têm enfrentado dificuldade na contratação de funcionários, apesar dos 8 milhões de desempregados no Brasil. "Somos o país das disparidades: há dinheiro para investir, mas a mão de obra especializada está cada vez mais escassa", observa o professor Paulo Resende, responsável pelo levantamento. Existem casos até de importação de mão de obra de outras nações da América Latina, como no setor de petróleo, que contrata profissionais da Venezuela. Informações d’O Estado de São Paulo.
Escrito por James Martins

ELEIÇÕES 2010
LÍDICE APOSTA QUE SERÁ 1ª SENADORA DA BAHIA

A deputada Lídice da Mata (PSB), que é pré-candidata ao Senado na chapa petista, aposta no movimento feminino para sair vitoriosa nas eleições deste ano. “Eu fui a primeira mulher eleita presidente do DCE (Diretório Central de Estudantes) da Ufba. Fui a primeira mulher a ser prefeita de Salvador, assim como a primeira mulher presidente do meu partido. Eu acho que posso ser a primeira senadora da Bahia”, declarou em entrevista ao blog do Paulo Nunes. Sobre a segunda vaga de senador na ala do governador Jaques Wagner (PT), Lídice evitou dar dicas sobre a sua preferência para fazer dupla com ela.

ALUNO DE MEDICINA EXERCE PROFISSÃO ILEGALMENTE
Na Bahia, assim como em todo o Nordeste, alunos do curso de medicina exercem a profissão ilegalmente. Alguns chegam a faturar R$ 15 mil por mês. A prática ilegal da profissão é crime previsto no Código Penal e tem pena prevista de seis meses a dois anos de detenção e multa, caso praticado com o objetivo de lucro. A prefeita de Tracunhaém (PE), Graça Lapa (PSB), admite que aceita a prática devido à falta de médicos na região, mas decidiu suspendê-la para "evitar problemas". Um estudante foi flagrado a trabalhar em um hospital da cidade. "Só sei que o povo ficou triste. Médicos novinhos têm a maior atenção com a população", disse a prefeita. Membros de conselhos de medicina dizem que a situação é de "terra sem lei". "O conselho não pode puni-los porque eles ainda não são médicos, e as faculdades também ficam de mãos atadas porque os plantões ilegais não são atividades ligadas à instituição", afirmou Eurípedes Mendonça, do conselho médico paraibano. Informações da Folha. 

MEC cria Enem para selecionar professores
Agência Estado
O Ministério da Educação (MEC) instituiu o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Na primeira edição, poderão participar educadores dos primeiros anos do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e da educação infantil. A avaliação pretende oferecer um diagnóstico dos conhecimentos dos futuros professores para subsidiar políticas públicas de formação continuada, além de criar um indicador qualitativo dos profissionais. Segundo portaria publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ficará responsável pela prova. A participação dos docentes será voluntária, mediante inscrição em uma das redes de ensino que aderirem ao programa. Secretarias de Educação interessadas em usar os resultados do exame terão de formalizar adesão junto ao Inep.

SERROLANDIA
FERINHAS CAMPEÃO MUNICIPAL 2010
Povoado de Roçadinho
Os FERINHAS empata e na decisão em cobrança de penalidades se consagra campeão municipal
Ferinhas de Roçadinho

Os torcedores foram à loucura neste domingo (23), na final do Campeonato Municipal - Versão 2010, onde disputava o Sport de Maracujá e os Ferinhas de Roçadinho.  Com um recorde de publico de quase 1.500 pagantes no Estádio Waldetrudes Carneiro.
O jogo foi acirrado, as equipes foram ao ataque por várias vezes, principalmente a equipe dos Ferinhas, parando no goleiro Adriano que foi um dos principais responsáveis por levar o Maracujá a final, que alias foi o campeão do ano passado.
Depois de noventa minutos de muita emoção a decisão foi para os pênaltis dando a equipe do dos Ferinhas de Roçadinho o titulo de Campeão Municipal 2010. O Sport de Maracujá ficou como vice.
A equipe dirigida pela treinadora Rose, também fundadora do time é a primeira mulher a está à frente de uma equipe masculina no Futebol Serrolandense.
Recorde de Publico
Premiação do Campeonato

Ferinhas Futebol Clube de Roçadinho -  R$ 2.200,00 - Campeão
Sport Clube Maracujá do Maracujá - R$ 1.100,00 - Vice-Canpeão

Premiação dos Atletas:
Gil da equipe de Novolândia – Artilheiro
Marcelo do Ferinhas – Melhor Jogador
Momô do Maracujá – Jogador Revelação
Cada um deles além de receber o troféu também recebeu o valor de R$ 100,00 cada.
A Seleção do Campeonato que também foi premiado com uma camisa da seleção brasileira.
Goleiro – Robi (Ferinhas);
Zagueiros – Mizinho e Galego (União Real);
Laterais – Dêga e Téco (Maracujá);
Meio Campo – Kaká (União Real), Momô (Maracujá), Coco (Boa Vista) e Ivon (Novolândia); 
Atacantes – Roni (Ferinhas) e Tartaruga (Boa Vista).
Sport Clube Maracujá de Maracujá

 Ferinhas Futebol Clube de Roçadinho
Prestação de Contas
Jogo da Final
Ferinhas X Maracujá
Total arrecadado: ......R$ 2.886,00
20% bruto LDS: ....... R$ ..577,20
50% Ferinhas: .. .... ..R$ 1.154,40
50% Maracujá: ........R$ 1.154,40

22 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

Quando a escola é em casa
Há famílias que optam por ensinar os filhos em casa, sem a obrigação de cumprir horários e currículos rígidos. A lei portuguesa reconhece aos pais o direito de educarem os próprios filhos e a modalidade do ensino doméstico está a ganhar adeptos.

Nomes Estranhos

Abaixo, estão relacionados alguns nomes estranhos de pessoas, registrados em cartórios de todo o Brasil. O objetivo não é de ridicularizar ninguém, mas sim de trazer uma pequena amostra da criatividade do povo brasileiro. Os nomes foram coletados a partir de listas públicas, como uma relação de segurados com nomes estranhos divulgada pelo extinto INPS na década de 80, e pesquisas em cartórios realizadas por autores de livros especializados. Vejamos alguns nomes!

Abrilina Décima Nona Caçapavana Piratininga de Almeida
Antonio Manso Pacífico de Oliveira Sossegado
Antônio Veado Prematuro
Benedito Frôscolo Jovino de Almeida Aimbaré Militão de Souza
Baruel de Itaparica Boré Fomi de Tucunduvá
Capote Valente e Marimbondo da Trindade
Comigo é Nove na Garrucha Trouxada
Dezêncio Feverêncio de Oitenta e Cinco
Dignatario da Ordem Imperial do Cruzeiro
Lança Perfume Rodometálico de Andrade
Maria Tributina Prostituta Cataer
Pália Pélia Pólia Púlia dos Guimarães Peixotova
Sete Chagas de Jesus e Salve Pátria
Simplício Simplório da Simplicidade Simples
Última Delícia do Casal Carvalho
Último Vaqueiro
Um Dois Três de Oliveira Quatro
Vicente Mais ou Menos de Souza
Vitória Carne e Osso

BAHIA 
MP investiga denúncias de fraudes em dispensas de licitações na saúde
Regina Bochicchio, Thaís Rocha e Felipe Dieder
O Ministério Público Estadual (MPE) investiga, em três inquéritos abertos em janeiro de 2010, supostas irregularidades em processos de dispensa de licitação para contratação de mão de obra terceirizada (limpeza, apoio operacional e vigilância), no valor total de R$ 56 milhões, conduzidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nos exercícios de 2008/2009.
A preocupação do MP, diz a promotora Rita Tourinho, responsável pelo caso, “é que continue sendo uma prática de `laranjas´ à frente de empresas que ganham milhões do Estado”. Isso acontecia há três anos, quando a Polícia Federal deflagrou a Operação Jaleco Branco, que desmantelou esquema de fraudes em licitação para terceirização de mão de obra. Parte dos proprietários das empresas cujos contratos estão sendo investigados agora, mora em bairros populares como Calabetão, Doron e Vila Canária.
As investigações são baseadas no relatório de auditoria da 2ª Coordenadoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O relatório sugere favorecimentos a empresas; morosidade para abertura de licitação; contratos assinados por outros que não o atual secretário Jorge Solla; e parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE) em data posterior à publicação de contrato.
Resposta – O secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, diz que nunca se licitou tanto na Saúde quanto nessa gestão e que os contratos são legais e têm parecer da PGE. Disse, ainda, que está impedido de realizar licitações já que o Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana (Sindilimp) entrou com mandado de segurança apontando irregularidades no edital do pregão.
A Justiça concedeu liminar e suspendeu as licitações até julgamento do mérito. A Sesab diz, ainda sobre assinaturas de contratos, que, na ausência de Solla, o então subsecretário Amauri Teixeira – que se desincompatibilizou do cargo para concorrer às eleições –, podia rubricá-los.

NOTICIAS
Banco Central lança moeda com tema da Copa
Com custo de R$ 108 e valor de face de R$ 5
O Banco Central (BC) apresentou, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, uma moeda com valor de R$ 5 em comemoração à Copa do Mundo da Fifa - África do Sul 2010. A peça pode ser comprada nos postos do Banco Central ou pelo site por um valor de R$ 108.
"Registrar a Copa de forma perene, no dinheiro nacional, é uma forma de valorizar a importância do esporte e na consolidação do Brasil como uma nação pacífica e acolhedora, mas, ao mesmo tempo, muito competitiva, sobretudo no futebol", disse o diretor de Administração do Banco Central, Antero de Morais Meireles.
A moeda, que terá uma tiragem de 25 mil unidades, tem, no verso, uma montagem com o mapa da África dando destaque à África do Sul. Na face, dois jogadores conduzindo bola e o valor.
Portugal, França, Espanha, Alemanha, Austrália e a própria África do Sul também farão suas moedas comemorativas da Copa do Mundo deste ano.
O BC lançou moedas comemorativas também no Tetracampeonato Mundial de Futebol, 1994, do Pentacampeonato, em 2002, e dos XV Jogos Pan-americanos, em 2007.
Quem optar por adquirir a moeda fisicamente, só poderá pagar em dinheiro. Pela internet, o pagamento é feito com débito em conta para correntistas do Banco do Brasil ou por boleto bancário. Rodrigo Prada - São Paulo, SP

Wagner é o entrevistado do Canal Livre de domingo na Band
O governador Jaques Wagner será o entrevistado deste domingo (22) do Canal Livre, da TV Bandeirantes, em São Paulo. Sob o comando do jornalista Fernando Mitre, que conta com as companhias dos jornalistas Joelmir Beting e Antônio Teles, o programa vai ao ar, em rede nacional, às 23h30min. Na pauta, as ações do Governo da Bahia e a atual conjuntura política. Quem não puder assistir pela televisão, poderá ouvir pela rádio Band News, que fará a transmissão simultânea. O Canal Livre é um tradicional programa de entrevistas, que se notabilizou nos anos 80 e 90 e que hoje desfruta de grande prestígio no Brasil e no exterior. 

PARA STJ, ROUBAR GALINHA NÃO É CRIME
Se na maioria das cidades, especialmente as do interior, roubar galinha é considerado crime comum e resulta em prisão, para o Superior Tribunal de Justiça o delito não é tão sério, ou melhor, é inválido. A Corte absolveu um homem condenado pela Justiça de Minas Gerais pelo roubo de uma dessas aves caipiras avaliada em R$ 10. O indivíduo foi preso em flagrante após ter invadido o terreno do vizinho, arrombado o poleiro do quintal e carregado uma “penosa”. Chegou a ser julgado ao cumprimento de um ano de detenção e pagamento de multas. Contudo o ministro do STJ Jorge considerou o ato irrelevante. Para ele, roubar galinha deve ser normal. (Gusmão Neto do Bahia Noticias)

ELEIÇÕES 2010
PESQUISA PARA PRESIDENTE
A pesquisa do Instituto Datafolha para a corrida presidencial, publicada neste sábado (22), confirma a tendência já apontada pelas pesquisas Sensus e Vox Populi. A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até então numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%. O levantamento foi realizado na quinta e sexta-feira (20 e 21), com 2.660 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%. Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais - de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%. Bahia Noticias.

MAIRI
Policia destroi plantação de maconha
Policiais da Cipe (Companhia Independente de Policiamento Especializado/Caatinga), durante uma operação de rotina no município de Mairi, realizada na sexta-feira da semana passada (14), foram informados através de denúncia anônima da existência de uma plantação de maconha na Fazenda Morro Verde, distante cerca de 15 quilômetros da sede. Para chegar ao local, a guarnição encontrou muitas dificuldades, em razão da mata fechada.
Os policiais destruíram mais de 400 pés de maconha em fase de colheita e apreenderam 1,2 quilo da droga já pronta para o consumo, acondicionada em sacos plásticos. Na operação também foram apreendidas duas espingardas, farta munição para calibres 38, 380, 40 e 45, além de equipamentos usados na irrigação da plantação. A droga e o material apreendidos foram encaminhados para serem periciados pelo Departamento de Polícia Técnica de Jacobina.

18 de mai de 2010 | 0 COMENTÁRIOS

RIACHÃO DO JACUIPE
SAÚDE EM MOVIMENTO ATENDE A POPULAÇÃO
Mais de 170 mil pessoas já foram atendidas pelo programa estadual Saúde em Movimento. A 10ª edição da ação acontece no município de Riachão do Jacuípe, a 183 quilômetros de Salvador, até a próxima quarta-feira (19). A iniciativa leva ações de saúde para diferentes regiões da Bahia. São prestados serviços na área oftalmológica, que inclui 49 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias (catarata e pterígio - "carne no olho").
As cirurgias continuam sendo realizadas no município até o próximo sábado (22). No mesmo dia, uma outra equipe do programa inicia as atividades no município de Baixa Grande, no Terrirório de Bacia do Jacuípe.
De acordo com o governador Jaques Wagner, o programa dá prioridade aos alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e pessoas com idade superior a 60 anos. "Fico muito emocionado todas as vezes que acompanho o Saúde em Movimento porque vejo a alegria das pessoas ao serem beneficiadas com essas ações".
Até o dia 16, no município de Riachão de Jacuípe, já haviam sido atendidas 11,7 mil pessoas e realizadas 1.696 cirurgias de catarata e 2.483 de pterígio. A equipe do Saúde em Movimento que está no município é composta por cerca de 140 profissionais, entre médicos (de diversos estados do país), enfermeiros, instrumentistas e técnicos de enfermagem, além do pessoal de apoio. 

FIFA vistoria obra da Arena Fonte Nova
O Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014 fará nesta quarta-feira, dia 19, a partir das 9h, vistoria técnica às obras da Arena Fonte Nova. Na capital baiana, a equipe, que tem à frente o consultor de estádios da Fifa, Carlos de La Corte, será recebida por representantes do Governo do Estado e engenheiros do consórcio OAS/Odebrecht, responsáveis pela obra.
Na reunião, serão apresentados à comitiva o projeto básico do estádio, cuja última versão foi enviada à FIFA desde o dia 5 de abril, o cronograma dos trabalhos, além de informações sobre o financiamento da obra.
Salvador é a última cidade a receber a comitiva técnica, que iniciou no dia 5 de maio, em São Paulo, as vistorias feitas às obras das 12 arenasque sediarão os jogos da Copa de 2014.
Ao final da visita, o secretário do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos, atende à imprensa, quando fará um balanço sobre a vistoria realizada. 
 
Copyright © -2012 .:: PORTAL DE SERROLÂNDIA ::. All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks