Acessos de raiva podem provocar derrame e ataque cardíaco

10 de mar de 2014


Após analisar o resultado de nove estudos publicados entre 1996 e 2013, pesquisadores da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, concluíram que explosões de raiva elevam a probabilidade de o indivíduo sofrer, duas horas depois, um acidente vascular cerebral (AVC) ou um piripaque no coração. De acordo com o trabalho, publicado no European Heart Journal, o risco é maior se os episódios de estresse acontecerem todos os dias e estiverem associados, ainda, a males cardiovasculares. Por isso, se você costuma perder a linha facilmente e já passou por um infarto ou um AVC, é bom ficar mais calmo.

Os autores do estudo de Harvard ponderam que não é possível apontar os mecanismos decorrentes dos acessos de raiva que levariam a esses problemas. Mas a hipótese considerada por eles já é bastante conhecida entre os especialistas: o estresse aumentaria a frequência cardíaca, elevando a pressão sanguínea e a resistência dos vasos. Com isso, a circulação ficaria prejudicada, abrindo portas para a formação de coágulos e processos inflamatórios, o que provocaria derrame, infarto ou arritmia.

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

 
Copyright © -2012 .:: PORTAL DE SERROLÂNDIA ::. All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks