Ter cáries protege contra cânceres de cabeça e pescoço?

14 de set de 2013

Essa é o achado – surpreendente, convenhamos – de pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos. Depois de analisar 399 pacientes com tumores de cabeça ou pescoço e 221 pessoas livres da doença (um total, portanto, de 620 indivíduos), eles chegaram à conclusão de que a presença de cáries está associada a um menor risco de câncer nessas regiões. Isso porque as bactérias que produzem ácido láctico na boca, processo que culmina na desmineralização dos dentes, também seriam responsáveis por deixar o sistema imunológico mais ativo. Daí a probabilidade de ter tumores cairia. 

Mas calma: o trabalho não justifica a aposentadoria da escova e do fio dental. Na verdade, ele serve de base para os cientistas desenvolverem estratégias com o objetivo de reduzir os riscos desse problema dentário preservando os benefícios das bactérias lácticas. Até porque as cáries têm grande impacto negativo na saúde. Para ter ideia, a American Heart Association já divulgou estudo que ligava uma boa saúde bucal a uma queda de 24% no risco de ataque cardíaco e de 13% no de acidente vascular cerebral.

Revista Saúde

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

 
Copyright © -2012 .:: PORTAL DE SERROLÂNDIA ::. All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks