Anuncios!

Postagens
recent

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SERROLÂNDIA VEM SENDO PALCO DE GRANDES POLÊMICAS

 

As podas irregulares realizada pela Prefeitura de Serrolândia continuam causando estragos nas árvores e insatisfação por parte de toda população. Não existe nenhum técnico acompanhando a equipe de podação, e vários erros vem sendo cometidos, inclusive, algumas árvores já estão morrendo, por causa de cortes feitos de forma errada. Atenção Prefeitura de Serrolândia a cidade precisa de arborização para amenizar a temperatura e torna o clima mais agradável, não destruam as poucas árvores existentes nas vias públicas. Vamos tratar de preservar o nosso verde.

Assunto esse que já vem sendo corriqueiro na Câmara de Vereadores, ao menos nesse início de ano, em três sessões essa problemática vem sendo palco de grandes discussões de forma unânime os Vereadores criticam a forma como as árvores vem sendo podadas.

Uma cidade bem arborizada - Jacobina é um belo exemplo
Uma cidade bem arborizada - Jacobina é um belo exemplo

Em conversa com um dos podadores, no intuito de conscientizá-lo, o mesmo disse que não têm condições de fazer apenas uma poda de alinhamento das copas, ou mesmo de remoção de pontas passando, pois não dispõem de equipamentos necessários para execução desse serviço, e como não têm, a única forma é cortar onde eles alcançam com a escada quem tem, ou seja, (Não vou entrar em uma árvore, subir entre espinhos, galhos finos, para cortar apenas na parte de cima das árvores, cortar um pouquinho) disse o podador. 
 
Como deveria ser a forma dos podadores trabalhar

Recentemente colocamos uma enquete aqui mesmo nesse portal e o resultado mostrou que 50% dos votantes não estão satisfeitos com a forma que vem sendo feito o serviço de posa na cidade.
 
Infelizmente, em tantas conversas, em tantas publicações feitas por esse meio de comunicação, por tantas reivindicações de Vereadores, há muitos anos essa problemática acontece no município.

Devemos sempre ter em mente que muitas outras vidas dependem das árvores, como os passarinhos e seus ninhos, lagartas que se transformarão em belas borboletas, formigas e até mesmo microorganismos que equilibram o ecossistema. Por isso, antes de podar observe e planeje para evitar maiores danos para estes outros seres vivos tão importantes.

A poda não elimina somente a parte áerea das plantas (folhas e galhos) mas também a vida no solo (fungos, bactérias, nemaltóides, etc) que dependem das “sobras” da fotossíntese eliminadas pelas raízes. A poda dificulta a ação desses microorganismos, que auxiliam na dissolução de minerais importantes na alimentação das plantas. Ou seja, está tudo ligado através da cadeia alimentar!

A arborização bem feita também está relacionada com uma maior expectativa de vida, menor pressão arterial, menores índices de diabetes e colesterol, menores estresse e irritabilidade. Estudos americanos, canadenses, japoneses e australianos também relacionam a arborização ou visita à parques públicos com doenças sociais, isto é, menor taxa de suicídio, homicídios e até estupro.

Como as árvores absorvem os ruídos, a qualidade do sono, poder de concentração e de desenvolvimento de trabalhos manuais ou intelectuais também melhoram, consequentemente melhorando a qualidade de vida.

Uma árvore transpira aproximadamente 0,3 litros de água por metro cúbico de copa. Uma árvore de grande porte (mais de 10 metros de altura) possui em média 120 m3 de copa, deste modo, chega a transpirar 400 litros de água por dia. Isso equivale a 5 aparelhos de condicionador de ar ligados as 24 horas do dia.

A falta de árvores ou mesmo da copa delas, faz com que as cidades tenham clima de deserto, isto é, quente e seco
durante o dia e frio e seco durante a noite. 
 
 
Elton Abreu
Portal de Serrolândia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.