Anuncios!

Postagens
recent

Morador encontra cobra sucuri na porta de casa em Salvador

'Ia comer meu gato', afirma Juscelino Macedo, morador de Narandiba.
Animal passou a noite no banheiro da casa aguardando pelo Ibama.
Cobra estava próxima a rede de esgoto (Foto: Ivanildo Santos/ TV Bahia)


Um morador do bairro de Narandiba, em Salvador, foi surpreendido na noite de domingo (1º) ao avistar uma cobra em frente a sua casa. "Acho que ela saiu de uma rede de esgoto, ia comer meu gato", afirma Juscelino Macedo.

Juscelino e outros vizinhos se reuniram e conseguiram prender o animal em um saco de nylon, que foi colocado no banheiro da casa onde vive. "Ela [cobra] passou a noite dentro do banheiro, não deixou ninguém dormir, se batendo", conta.

Uma equipe do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama recolheu o animal na manhã desta segunda-feira (2). O coordenador do Centro, que participou do resgate do animal, informou que é comum encontrar cobras das espécies sucuri e jiboia em Salvador.

"Elas aparecem pela oferta de alimentação, como ratos, gatos ou cachorros pequenos", explica Josiano Cordeiro Torezani, coordenador do Cetas.

O profissional destaca que, embora se alimente basicamente de animais de pequeno porte, as cobras devem ser mantidas no local em que são encontradas até a chegada de uma equipe preparada para manuseá-la. "O pessoal que capturou poderia se machucar. O certo é, apareceu uma cobra, mantém ela quieta até que as autoridades cheguem", pontua.

A cobra encontrada em Narandiba foi levada para a sede do Cetas, mas será devolvida à natureza. "Levamos os animais para áreas mais preservadas, em Salvador temos o 19BC [Batalhão de Caçadores do Exército], Pituaçu [parque]... No caso dessa sucuri, ela será levada para o Litoral Norte", conclui.

Aos finais de semana, a remoção de animais pode ser solicitada à Polícia Ambiental, pelo telefone 71 3116-9151 ou 71 3116-9150, ou ao Corpo de Bombeiros, pelo 190. Já o Cetas atende durante a semana pelo telefone 71 3433-1241.
Moradores se reuniram e prenderam animal em saco de nylon (Foto: Ivanildo Santos/ TV Bahia)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.