Anuncios!

Postagens
recent
Dengue: Realizada a primeira liberação do mosquito transgênico em Jacobina


Foram soltos os primeiros mosquitos do projeto Aedes Transgênico, realizado pelo Laboratório Moscamed, de Juazeiro. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira, 18 de junho, inicialmente com a inauguração do LEMI (Laboratório de Emergência, Monitoramento e Informação), na avenida Paulo Souto e, depois, em cerimônia oficial realizada no bairro Mutirão. O motivo de a soltura haver sido iniciada no bairro, é que existe uma norma técnica que determina a soltura dos mosquitos a partir do oeste para o leste das cidades onde ele acontece. 

As liberações ocorrerão em etapas que podem durar cerca de dezoito meses, tempo suficiente, de acordo com previsão dos prepostos da Moscamed, para erradicar a transmissão do mosquito da dengue em Jacobina.

Numa explicação objetiva o projeto funciona da forma que segue: primeiro, os mosquitos transgênicos são produzidos em laboratório, onde são modificados geneticamente. Essas modificações são específicas, fazendo com que o mosquito transgênico possua certas diferenças do chamado mosquito selvagem. Durante o processo, o transgênico passa a carregar um gene mortal que é transmitido durante o ato sexual para a fêmea selvagem. Os mosquitos selvagens gerados tornam-se portadores também do gene mortal, o que leva-os à óbito ainda na fase de larva ou pupa.

O que garante o sucesso do projeto é que, após a produção em laboratório, apenas os mosquitos transgênicos machos são liberados. As fêmeas produzidas são eliminadas.. Como quem transmite a dengue são apenas as fêmeas selvagens, o processo se completa quando acontece o 'namoro' entre o macho transgênico e a fêmea selvagem. Os agentes do PAT e Moscamed realizam monitoramentos para avaliação e análise da redução populacional dos insetos capturados através de armadilhas, tecnicamente denominadas ovitrampas.

Segundo os técnicos do Moscamed, em experiências feitas em bairros de Itaberaba e Juazeiro, o índice de aproveitamento foi de próximo a cem por cento. Jacobina é a primeira cidade do mundo. O alcançada completamente, incluindo a zona rural, pelo projeto.

Estiveram presentes autoridades municipais e do estado da Bahia, prefeitos da região de Jacobina, além de prepostos do Ministério da Saúde e representantes do Moscamed e da empresa inglesa que patenteou o formato de produção do aedes transgênico.

Notícia Livre

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.