Embasa se reúne com gestores para anunciar possível colapso no abastecimento

A Embasa reuniu na tarde desta quarta-feira (09), no Escritório da Empresa em Jacobina, os prefeitos e representante de vários municípios para informar que caso não chova o suficiente até o final do mês de março, haverá um colapso no abastecimento de água.
Os gestores ouviram detalhadamente como estão os mananciais que abastecem as cidades da região. A situação é crítica, e o pior é que não existem previsões de chuvas para os próximos dias, segundo o biólogo José Augusto Lima, analisando os dados divulgados pelos institutos de meteorologia.

Barragem de Cachoeira Grande - Foto: Missa
Segundo a Embasa mais de 30 mil pessoas estão sem água e esse numero pode aumentar para mais de 200 mil em março e superar a cifra de meio milhão se não chover até junho.
Vários reservatórios já secaram na região e outros estão na fase de pré-colapso, como a de Cachoeira Grande, que segundo a Embasa, tem água para 80 dias. Atualmente são captados quase 7 milhões de litros de água por dia para atender população nos municípios de Serrolândia e Jacobina.
Para Vinicius Araujo Sousa, Engenheiro e Gerente da Unidade Regional de Senhor do Bonfim, a seca tem sido muito mais severa do que a empresa tinha preparado de estrutura hídrica. Na oportunidade pediu apoio dos gestores no sentido de encontrar soluções emergências para minimizar o problema que ameaça milhares de pessoas.
Os prefeitos Rui Macedo de Jacobina, Nadson de Miguel Calmon, Gildo Mota de Serrolândia, Arnaldinho de Caém e Ivam Cedraz de Piritiba juntamente com representantes de outros municípios e do deputado Federal Amaury Teixeira firmaram compromisso de reivindicar juntos ao governo do estado que seja acelerado o projeto de construção da adutora do São Francisco.
Foto e Matéria: Missa




Nenhum comentário: