Novas publicações

05/03/2011

SERROLÂNDIA

Açude Serrote
O filho do esquecimento que agoniza no seu leito de morte!

Açude Serrote
AÇUDE SERROTE
Um pouco da sua historia

Em 31 de agosto de 1950 o Diário Oficial da União publicou o Decreto nº 28.570, assinado pelo então Presidente da Republica do Brasil, o Marechal Eurico Gaspar Dutra, Declarando de Utilidade Publica para Desapropriação de Terrenos Necessários a Construção do Açude Publico Serrote no Município de Jacobina Estado da Bahia, de acordo com os artigos 2º e 5º, alíneas h e p, e 6º do Decreto-Lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941, do Presidente da Republica, Getúlio Dorneles Vargas.

No mesmo ano o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca – DNOCS, mobilizou dezenas de trabalhadores e iniciou a obra que só foi concluída 8 anos depois e dependeu da assinatura de pelo menos três Presidentes da Republica e do esforço do então Governador da Bahia, Otávio Mangabeira.  

Lavadeira de roupas no inicio da década de 60

A Barragem denominada de Açude Serrote, com capacidade para mais de dez milhões de metros cúbicos de água, com uma linha de fundo de 5km e profundidade de até 17 metros pertencente ao subsistema Riacho do Peixe, teve seu importante papel no desenvolvimento da região, de tal modo que em 23 de julho 1962 a então vila foi emancipada e desmembrada de jacobina, tornando-se a cidade de Serrolândia e elegendo no mesmo ano o seu primeiro prefeito o Sr Florivaldo Magalhães Sousa, eleito pelo Partido Republicano.

Mulher pescando - Foto: Elton Abreu

Contudo, esse importante manancial que tanto contribui para o desenvolvimento de nossa terra e de nossa gente, agoniza no seu leito de morte, desprezado pelo governo e sociedade.

AÇUDE SERROTE
"Agonizando no seu leito de morte"
Confira as imagens tiranda nesta sexta-feira 04.03.2011

 FOTOS: ADEMILSON ARAUJO

 Poesia do Açude Serrote

O AÇUDE DE SERROLÂNDIA MUITO GRANDE
 E BONITO PASSSOU A FICAR FEIO
POR QUE ESTAVA  POLUIDO.

O AÇUDE ERA MUITO BOM
PARA TOMAR BANHO
MAIS O HOMEM EXPLOROU TANTO
QUE NINGUÉM MAIS QUER FAZER ISSO.

A NOSSA GENTE NÃO É CUIDADOSA
POLUIRAM TANTO O AÇUDE QUE ERA BONITO
O HOMEM NÃO PRESERVOU NADA!
VAMOS CUIDAR GENTE ANTER QUE ACABE TUDO
DÁ TEMPO DA GENTE CUIDAR E PRESERVAR O NOSSO AÇUDE.

ANTIGAMENTE  MINHA GENTE TODO MUNDO SE BANHAVA
A ÁGUA ERA TÃO LIMPA QUE CHEGA BRILHAVA.
Autoras : Emanuelly Vilella e Ana Eulália Moreira
Alunas da 5ª e 6ª serie 2010

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

 
Copyright © -2012 .:: PORTAL DE SERROLÂNDIA ::. All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks