Anuncios!

Postagens
recent
O USO DO CAPACETE
Reduz as lesões na área da cabeça em até 68,7%.

O uso do capacete em casos de acidentes envolvendo motocicletas preveni ou reduz as lesões na área da cabeça em até 68,7%. Segundo dados divulgados pelo IBT, Instituto Brasileiro de Trânsito, no Brasil ocorrem cerca de 1.440 acidentes com veículos de duas rodas por dia, em um ano 365 mil motociclistas e seus acompanhantes seriam salvos ou teriam os danos amenizados apenas com a utilização deste item de proteção que, diga-se de passagem, é obrigatório. Isto porque, apesar de muitos não fazerem ideia da gravidade, uma simples queda de moto a 36 km/h equivale a cair do segundo andar de um prédio. Enquanto que a uma velocidade de 60 km/h, o condutor pode arrastar-se pelo asfalto por 20 ou 30 metros.

Para ser eficiente, no entanto, o uso do capacete deve obedecer a algumas regras básicas: a começar pela obrigatoriedade de possuir a logomarca do Inmetro, entidade que atesta a qualidade do produto, colada no casco ou costurada em sua parte têxtil e dispositivo refletivo de segurança nas laterais e parte traseira de no mínimo 18 centímetros quadrados. Além disso, é aconselhável que o motociclista verifique se a peça está confortável, utilizando-a por, pelo menos, cinco minutos antes de comprá-la, com o fecho de segurança fechado.

O capacete deve ficar bastante justo, mas não desconfortável. Uma dica para verificar o tamanho ideal da peça, é medir com uma fita métrica o diâmetro da sua cabeça e escolher o número do modelo conforme o resultado.
Outro cuidado indispensável diz respeito à viseira, peça que irá protegê-lo de pedras, poeira, chuvas e demais objetos. Veja se abre com facilidade, se veda a entrada de chuva e de vento e, muito importante, se não embaça com o choque entre o ar frio e o ar quente. Existem no mercado produtos para aplicar na viseira que ajudam a amenizar este problema. Lembrando: a legislação brasileira não permite que motociclistas utilizem películas escuras à noite. No caso de capacetes que não possuam viseira, torna-se obrigatório a utilização de óculos de proteção, ainda que simultaneamente aos óculos de correção. Aliás, se você utiliza óculos, sempre experimente o capacete com eles. O capacete deve permitir que o campo de visão atinja os 100%, senão, aumenta-se, e muito, o risco de acidentes. Por fim, lembre-se, ser pego sem capacete acarreta multa de R$191,54, 7 pontos na carteira e suspensão do direito de dirigir.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.