Anuncios!

Postagens
recent

BAHIA - GOVERNADOR CELEBRA O TOPA



Uma quinta-feira (3) sem meias palavras, no Hotel Pestana, que reservou ao governador Jaques Wagner uma manhã repleta de histórias e lições de vida de 600 alunos dos 289 mil alfabetizados da segunda turma do Programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). Em vez de parlamentares, secretários, jornalistas e professores, os holofotes da cidadania se voltaram para Dona Enedina Pereira da Silva, de 100 anos, e Seu Ubaldo Dias, de 106 anos, alunos do TOPA, que prestigiaram a formatura dos colegas de programa.
Na abertura, a oradora da turma, Raimunda Peixoto, de 70 anos, assumiu o púlpito para emocionar a platéia e o governador baiano com uma frase daquelas: “O TOPA foi uma luz na minha vida, porque aprendi a ler, a escrever e hoje sei que tenho direitos e faço parte da história da educação na Bahia”, sintetizou Dona Raimunda, como, certamente, definiria ilustres nomes, a exemplo de Anísio Teixeira.
Até 2010, a meta é alfabetizar um milhão de baianos. Em 2007, éramos mais de 2 milhões de analfabetos na Bahia. Por enquanto, os alunos do TOPA cumpriram parte deste longo percurso que atinge hoje a marca de 460 mil pessoas que já sabem ler e escrever.
Na hora de conversar com a platéia, o governador baiano quebrou o protocolo e resolveu chamar Dona Enedina e Seu Ubaldo, de chapéu na cabeça, para subirem até o palco e receberem os aplausos do público. Ao dar continuidade a solenidade, Wagner fez uma análise da cultura política baiana e afirmou que “o analfabetismo era uma das formas que os velhos políticos usavam para escravizar o povo”.FONTE: AGECOM

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.