AGRICULTURA - PROJETO DE PERMACULTURA
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município de Serrolândia promoveu Oficina de Construção do Projeto de Policultura do Semi-Àrido.
O objetivo é reunir os conhecimentos das sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, no intuito de criar uma “cultura permanente” sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.
O evento aconteceu na Câmara Municipal e tem como eixos de atuação:
1. Acesso ao Mercado
2. Organização Social
3. Educação Ambiental
4. Assessoria Técnica
5. Acesso a Água
6. Inclusão de Jovens e Mulheres
7. Certificação Participativa
Os palestrantes foram:
Fredson Rodrigues de Araujo
Secretario Executivo CODEP
Adriana Ribeiro
Instituto de Permacultura da Bahia
João Batista
Representante de Comunidade
Luiz Qurino e Ariel
Instituto de Permacultura da Bahia
O que é permacultura?
O conceito foi criado pelos australianos Bill Mollison e David Holmgren, nos anos 70. É uma reunião dos conhecimentos de sociedades tradicionais com técnicas inovadoras, com o objetivo de criar uma "cultura permanente", sustentável, baseada na cooperação entre os homens e a natureza.
Um dos princípios fundamentais da permacultura é o respeito pela sabedoria da natureza, que desenvolveu um sistema perfeito para cada lugar. Do princípio vem a estratégia (observar e copiar a Natureza), da qual surgirão as inúmeras técnicas , que podem ser copiadas de situações similares ou criadas no local, para planejar a sustentabilidade de quintais, sítios, fazendas ou comunidades (novas ou já existentes), como ecovilas, bairros e assentamentos.
No planejamento destas comunidades, além do ambiente físico, é preciso considerar os aspectos: social, econômico, cultural e espiritual como parte imprescindível dos projetos porque, no novo paradigma, reconhece-se que a felicidade não se resume ao materialismo.
A PERMACULTURA busca rejuvenescer amplamente o ecossistema, reproduzir suas cadeias alimentares e níveis tróficos mais naturais, manter e investir em seus clímax florestais, introduzindo parâmetros de maior cultivo e maior integração de espécies com maior valor e aproveitamento econômico, energético e alimentar.
Diante do fato de que culturas não podem sobreviver sem uma base agrícola sustentável e uma ética no uso da terra, a PERMACULTURA lida com plantas, animais, edificações e infra-estruturas como água, energia e comunicações e as relações que podem ser estabelecidas entre estes elementos e os seres humanos, a partir de como eles são dispostos e colocados em determinados terrenos.
Por isso, a PERMACULTURA pode ser classificada como um sistema de desenho para a criação de ambientes humanos sustentáveis, economicamente viáveis e ecologicamente corretos. A idéia é produzir um sistema de apoio à vida para a cidade ou a zona rural, aplicando qualidades inerentes das plantas e animais combinadas com características naturais dos terrenos ou edificações, utilizando a menor área possível.
Nenhum comentário: