Anuncios!

Postagens
recent

Jacobina: “Cisternas da Codevasf, uma divisão injusta”, diz agricultor


Fomos abordados por uma agricultora na manhã desta segunda-feira, 27, para nos falar da indignação com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf.

Segundo a moradora da zona rural de Jacobina, por diversas vezes ela tentou se cadastrar no Programa Água para Todos, um projeto do Ministério da Integração Nacional – MI, onde tem a Codevasf como executora. Sem êxito na aquisição da cisterna, a agricultora questionou a existência de algumas famílias de boas condições financeiras no programa, uma vez que a sua necessidade era maior e não era colocada na lista.

O programa foi criado para beneficiar as áreas rurais carentes de acesso a água e tinha como alvo, as família de baixa renda, porém, pelo que testemunhamos hoje no Povoado de Genipapo, essas regras não estão sendo seguidas a risco.

Flagramos uma cisterna do programa em uma propriedade, onde, segundo os moradores, o proprietário desfruta de uma excelente situação financeira, propriedades e um comércio. Para os reclamantes, junto com esse, ainda existem outras famílias favorecidas apenas por indicação, inclusive algumas em que a casa ainda está em construção, deixando na necessidade outras famílias que sofrem com as estiagens.

Soubemos ainda de um outro morador, que se sentia lesado pela divisão injusta apenas por ser apontado como alguém de oposição ao governo.

Em ano de eleição, sabemos que todo tipo de doação é visto como um favor a ser cobrado em outubro, e, esperamos que um programa que foi criado para atender às necessidades da áreas atingidas pela seca, não seja apenas mais uma forma de garantir votos.

O crime parte de quem ousa indicar aliados, e piora por parte de quem aceita sem necessidade um produto, sabendo que seu vizinho ficará sem abastecimento.

Rota 324 – Fique bem informado sempre!
Por Igor Fagner e Vinicius Garcia

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.