Anuncios!

Postagens
recent

DEVASTAÇÃO DE LICULIZEIROS EM QUIXABEIRA GERA DENÚNCIA NO MINISTÉRIO PÚBLICO

Josenaide uma das denunciantes aponta para parte dos licurizeiros derrubados

Uma grande quantidade de pé de licurizeiros foi devastada no município de Quixabeira, gerando insatisfação para pessoas ligadas às associações que trabalham na produção dos derivados do licuri. Fato esse que virou notícia na Festa do Licuri realizada recentemente no Povoado de Vaca Brava, município de São José do Jacuípe, levando o Padre Xavier a falar sobre o assunto, braço forte da festa, bem como de muitos outros projetos em andamento na região.

Com fotos e as informações necessárias para denunciar a situação, Josenaide de Souza Alves, Aurélio José Antunes de Carvalho e Jorge Teodoro de Souza, denunciaram a tragédia ambiental ao MP – Ministério Público de Capim Grosso – solicitando apuração dos fatos e encaminhamento dos desdobramentos necessários a fim de que seja evitado a continuidade e tais práticas bem como a reparação do ato. 

De acordo com Josenaide, presidente da COOPES - Cooperativa de Produção da Região do Piemonte da Diamantina – com sede em Capim Grosso, a área devastada está localizada na entrada do Povoado de Jaboticaba, município de Quixabeira.

Segundo consta na denúncia, o vereador e presidente da Câmara de Quixabeira, Lourival Carneiro da Silva, seria o responsável pela devastação de uma grande quantidade de pé de licurizeiros, prejudicando várias famílias do município de Quixabeira que estão envolvidas na produção de cerca de 50 produtos derivados do licuri, com 10 municípios em média envolvidos com os vários projetos provenientes de uma palmeira que passou a garantir renda direta na vida de 450 famílias, informa Josenaide, com a geração de mil empregos indiretos para uma Cooperativa que registra hoje em seus anais duzentos sócios.

Vale citar ainda que, com a quebra do licuri em toda a região, vem sendo produzidos cocadas, licores, sorvetes, granolas do licuri torrado, com sal, sem sal, acaramelado com raspadura, azeite de licuri, licor de licuri, doce de licuri com goiaba, licuri no vinho, licuri bom, beiju com licuri, farinha com licuri, dentre outros produtos. Sem dúvida uma fonte de renda para quem espera da terra de pouca chuva, algo mais para os sustentos de suas famílias.

Diante do exposto por Josenaide, a reportagem do ARNALDOSILVARADIALISTA.COM entrou em contato na manhã deste sábado, 15, com o vereador e presidente da Câmara de Quixabeira, o senhor Lourival. Na redação do nosso portal, acompanhado de Dalmir, que trabalha no setor contábil da Câmara de Quixabeira, apresentamos a cópia da denúncia. O vereador explicou que a derrubada dos licurizeiros aconteceu a pouco mais de 30 dias, sendo que a área aberta será utilizada para a construção de casas populares em parceria com o governo federal. “São 125 terrenos, medindo 10x25, localizados na Fazenda Gameleira, região do Povoado de Jaboticaba, município de Quixabeira. O projeto envolve duas associações, sendo que uma delas é presidida pelo filho de Rosival Oliveira da Silva. O projeto já está pronto, com os beneficiários cadastrados. A partir de segunda-feira, 16 de Setembro, toda a documentação será enviada para Brasília”, explicou o vereador.

Sobre a derrubada dos licurizeiros, assunto da denúncia, o vereador disse que esteve apenas acompanhando o trabalho, por se tratar de um representante da população e classifica a denúncia como sendo de motivação política. “Eles querem me derrubar, mas não vão conseguir não”, colocou o vereador e presente da Câmara de Quixabeira.

No relato enviado por Josenaide, uma das responsáveis pela denúncia, a mesma explica que a destruição dos licurizais configura numa prática que denota claro descumprimento da Instrução Normativa do IBAMA nº 191 de 24 de setembro de 2008.

Texto: Arnaldo Silva/Fotos: Josenaide, presidente da COOPES, com sede em Capim Grosso e uma das autoras da denuncia.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.