Neusa defende mais estrutura para CDA ampliar a regularização fundiária
Em reunião realizada nesta quarta-feira, 27, a deputada Neusa defendeu mais investimentos para a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), vinculado a Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri). “É preciso investir mais na CDA para fortalecer a estrutura e poder dar conta da demanda dos municípios”, declarou Neusa.
O assunto foi debatido com o Coordenador de Ação Fundiária da CDA, Leopoldo Mont’Alverne, e contou com a participação do vereador de Valença, Adailton, com o vereador e o prefeito de Pintadas, Valberto e Curujão, respectivamente. Participaram também o vereador Wilson de Jacó, a Secretária de Agricultura, Lene da Cesta e Edemilson Araújo, representante do Sindicato de Trabalhadores Rurais, todos do município de Serrolândia.
Os representantes de Pintadas, Serrolândia e Valença apresentaram as demandas de cada município e relataram as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para acessar crédito e programas de habitação rural que exigem a titulação da propriedade. O coordenador formou que até a próxima semana será divulgado no site da Seagri a lista dos títulos que estão prontos e serão entregues até abril. “É importante lembrar que após receber o título, o trabalhador deve registrar o documento no cartório de imóveis para validar o documento", ressaltou Leopoldo.
O título de terra é entregue pelo Governo do Estado e concede ao cidadão o domínio da terra que ocupa. O objetivo dessa regularização é garantir ao trabalhador rural o acesso à terra, bem como possibilitar a participação nas políticas públicas do governo.
Entrega de títulos
O governo entregará títulos em Ipirá nos dias 05 e 06 de março. E, pela proximidade, ficou definido também que 50 beneficiários de Pintadas receberão os títulos no dia 07, a partir das 10h, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Pintadas tem mais 265 processos que estão em análise. Já o município de Serrolândia tem 22 títulos prontos e 300 tramitando. Em Valença 834 estão nessa situação, tendo 26 concluídos.
Ascom Neusa Cadore - Lino Filho






Nenhum comentário: