Dia Nacional da Consciência Negra
Um abraço negro
Deputado Daniel saúda a população negra pelas comemorações em homenagem ao 20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra.
"Negro é a raiz da liberdade"... Assim cantam os poetas! Esta raiz de liberdade que é marca das lutas contra o preconceito racial também foi proclamada pelo deputado Daniel Almeida, esta semana na Câmara, em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra – 20 de novembro.
Em pronunciamento, na tribuna, o parlamentar que é líder do Bloco de Esquerda, ressaltou o momento singular vivido no Brasil, especialmente este ano, com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e da consolidação da política afirmativa brasileira.
Para o deputado baiano, a Nação brasileira precisa abraçar a luta pela reparação e construir um ambiente de igualdade e oportunidades, celebrando em definitivo, a democracia, com a inclusão de todos.
Segundo Daniel, "o momento é propício para a implementação de políticas e ações que promovam a igualdade racial no País". O parlamentar foi membro da Comissão que aprovou o Estatuto da Igualdade e é autor da Lei que transformou o dia 21 de janeiro como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Neste 20 Novembro, na opinião do deputado, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa da Igualdade Racial, a população negra do Brasil tem um motivo a mais para comemorar. A aprovação do Estatuto da Igualdade Racial representa uma grande vitória e deve ser ressaltada, nesta data. "Temos que ter orgulho e celebrar esta vitória. O Estatuto constitui marco importante na caminhada do movimento negro em busca de medidas eficazes contra o preconceito e o racismo", afirmou.
Daniel destacou a importância de Zumbi dos Palmares para a manutenção da identidade e da autoestima da população negra brasileira. "A memória desse herói nacional, no Dia da Consciência Negra, nos compromete com a construção de uma sociedade verdadeiramente livre, em que todos tenham mais do que a igualdade formal dos direitos: que tenham a igualdade real de oportunidades", afirmou.
Leia mais em daniel.org
Nenhum comentário: