Anuncios!

Postagens
recent
Seja mais produtivo
Produtividade está associada a delegar e fazer o que gosta
Por Ângela Janoni, especial para o Yahoo! Brasil

Com o tempo cada vez mais escasso e as pessoas com mais tarefas para cumprir, é preciso utilizar técnicas para aumentar a produtividade, melhorando a qualidade e os resultados do seu trabalho. Esta seria uma equação perfeita para uma máquina. E, quando fazemos esta conta, na maioria das vezes esquecemos de incluir o fator humano nela.

Por isso, a produtividade de uma pessoa no seu trabalho hoje está associada à sua felicidade. "Ser produtivo é muito mais uma questão de gestão de carreiras do que somente resultados, porque quanto mais a pessoa faz o que gosta, com quem ela gosta e o que sabe, mais ela é produtiva", explica Gilberto Guimarães, professor e diretor de MBA executivo em Liderança e Gestão de Pessoas da BSP- Business School São Paulo.

Esse bem estar profissional pode ser resumido num dos clichês mais conhecidos "sucesso é fazer o que gosta, sendo pago por isso." E a relação entre felicidade e êxito é diretamente proporcional, quanto mais alguém está satisfeito, mais ele se empenha, e obtém melhores resultados no seu trabalho, o que, por sua vez, o torna mais feliz.

Tecnologia: dispersão ou ganho de tempo?
As novas ferramentas tecnológicas têm diminuído o tempo gasto e encurtado etapas das atividades. Entretanto, da mesma forma que elas aumentam a produtividade, podem atrapalhar ao dispersar a atenção para tarefas não importantes naquele momento.

Acessar um e-mail ou uma rede social na internet e responder a um comentário de um amigo no meio de um relatório não é nada produtivo. "É vital que a pessoa se concentre nas prioridades do seu trabalho, no que é urgente e importante", explica o professor Gilberto Guimarães.

Multitarefas: como conciliar várias atividades ao mesmo tempo
Hoje todos nós exercemos vários papéis, somos multitarefas: temos família, vida acadêmica, estamos inseridos em comunidades religiosas, de bairro, ONGs e trabalhamos em vários lugares. E para conciliar tantas atividades diferentes, é preciso selecionar algumas por grau de relevância dependendo do momento.

Elcio Sibille, 55, é proprietário de uma empresa de contabilidade, pai de três filhos, vocalista e guitarrista de uma banda dos anos 60 e 70 e criador de cães pastores-alemães. Sibille acredita que a chave para conciliar tantas atividades e ser produtivo é delegar tarefas. "Eu tenho pessoas de extrema confiança na minha empresa para quem eu delego serviços. Assim, eles fazem as tarefas do dia a dia e eu os gerencio."

Elcio delega o que é importante, mas não tudo. "Eu passo tarefas de rotina, mas só eu contato os clientes novos."

Segundo Gilberto Guimarães, a atitude do contador está correta. Delegar é importante, mas não é possível passar todas as tarefas para um subordinado. Há algumas atividades estratégicas que são a alma do negócio, como o fechamento de um contrato relevante para empresa, onde quem deve estar presente é o diretor e não o vendedor.

Dicas para aumentar a sua produtividade:
1 - Fazer o que gosta;
2 - Definir quais são as tarefas importantes que o levam aos resultados esperados;
3 - Concentrar a atenção nessas tarefas;
4 - Elencar as prioridades;
5 - Delegar o que não é essencial dentro do seu trabalho.

(Fonte: Gilberto Guimarães - BSP- Business School São Paulo)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.