Anuncios!

Postagens
recent

ESPECIAL - AÇUDE SERROTE


Açude Serrote
MORTE ANUNCIADA
    Os primeiros passos para Construção do Açude foram dados em 1920. Mas a publicação só saiu no Diário Oficial da União em 31 de agosto de 1950 através do Decreto nº 28.570 de 29 de agosto de 1950, Declarando de Utilidade Publica para Desapropriação de Terrenos Necessários a Construção do Açude Publico Serrote no Município de Jacobina Estado da Bahia, assinado pelo então Presidente da Republica do Brasil, o Marechal Eurico Gaspar Dutra, de acordo com os artigos 2º e 5º, alíneas h e p, e 6º do Decreto-lei nº 3.365, de 21 de junho de 1941 do Presidente da Republica, Getúlio Dorneles Vargas.
     Esses foram os primeiros procedimentos adotados para contruçao do Açude Serrote que naquela época representava uma conquista impresidivel para essa região do semi-arido, em que a populaçao e os animais enfrentavam enormes dificuldades principalmete nos periodos de estiagem. A obra foi concluida pelo Departamento Nacional de Obras Contra  a Seca – DNOCS em 1958 com capacidade para  10.800m de água.
      A barragem foi um marco importante para a pequena vila denominada de Serrote ser elevada a cidade poucos anos depois.  
     Durante muitos impulsionou o desenvolvimento, com o cultivo de lavouras as suas margens sem contar o abastecimento de agua humano e animal. Contudo, a degradação humana, como o desmatamento, as construções irregulares de barragens ao longo dos riachos que abasteciam o açude, contribuiu aos longo dos anos para a salinidade e a diminuiçao das aguas, com isso lamentavamente hoje o Açude Serrote agoniza no seu leito de morte.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.