Anuncios!

Postagens
recent
Projeto Quintais Produtivos
PROGRAMA DE INCENTIVO A AGRICULTURA FAMILIAR

Tomate, beterraba, cenoura, pepino, couve-flor, cebolinha, pimentão, alface, abóbora, manga, maracujá. Todos esses produtos são cultivados em uma área de menos de meio hectare. A diversidade das espécies é fruto da dedicação da agricultora Marlene Silva Rocha, 57 anos, que há um ano viu sua vida mudar ao participar do projeto Quintais Produtivos, desenvolvido pela prefeitura de Itaju do Colônia, a 557 quilômetros de Salvador, em parceria com a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

Antes de participar do projeto, a agricultora vivia da pesca. Ela afirmou, emocionada, que enfrentava sérias dificuldades financeiras. “Minha vida era só sofrimento. Ficava às margens dos rios pescando para comer. Hoje, isso aqui é minha maior riqueza. Daqui tiro meu sustento e também é a minha distração. Esse pedacinho de terra foi preparado por Deus”.

Modelo
Para o prefeito Ednaldo Martins, essa parceria com a EBDA é fundamental para o desenvolvimento do projeto. “Esse trabalho despertou a questão da agricultura familiar urbana e periurbana, motivando as pessoas a produzirem nessas pequenas áreas, antes abandonadas. Itaju, uma cidade com pouco mais de sete mil habitantes, se transformou em um modelo de agricultura familiar. Hoje não existe mais pedinte na nossa cidade”.

Os produtos cultivados no projeto são vendidos para o PAA e o excedente é comercializado nas feiras livres ou nos próprios lotes, além do consumo pela família do agricultor, que melhorou a qualidade da sua alimentação. O secretário de Agricultura do município, Aires Antônio Mendes, declarou que, além de ser uma fonte de renda para os agricultores, dados estatísticos revelam que o projeto tem melhorado a dieta alimentar da população. “Com a implantação do Quintais Produtivos e do PAA, diminuíram consideravelmente os casos de desnutrição na cidade”. Segundo ele, em 2009, mais de 535 toneladas de 62 itens de produtos da agricultura familiar foram compradas pelo PAA e doadas, quinzenalmente, a 17 entidades do município, como creches, escolas, hospital, associações, entre outras. “Hoje, são 165 agricultores assistidos pela EBDA que vendem seus produtos para o PAA”. Leia mais no site da  Agecom

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.