Anuncios!

Postagens
recent
Barragem de Cachoeira Grande
UM MANANCIAL SOB AMEAÇAS

Barragem de Cachoeira Grande

As águas a Barragem de Cachoeira Grande, localizado no rio da Jaqueira, nas divisas entre os municípios de Jacobina e Miguel Calmon é responsável pelo abastecimento de água da sede do município de Serrolândia, cinco povoados e dezenas de comunidades rurais. Em Jacobina além de Cachoeira Grande a sede do município também recebem água para o abastecimento humano.

Mas este importante manancial está sob ameaças da degradação humana. Fazendeiros se apropriaram das terras que eles já haviam vendidos ao estado e praticam crimes ambientais que vão desde a derrubada de madeiras nobres, queimadas e alteração da área demarcada pela Embasa.

Por outro lado, a irresponsabilidade dos agentes políticos e a falta de sensibilização por parte da sociedade as águas da barragem tem sido usada por banhistas que deixam um rastro de sujeiras as margens e dentro da água.

Diante disso, se medidas urgentes não forem tomada por parte do poder publico e da própria sociedade as gerações futuras terão sérios problemas de abastecimento de água.
Retratamos em fotografias alguns crimes que estão ocorrendo e como será a Barragem de Cachoeira Grande daqui a 30 anos se as autoridades continuarem ignorando o problema e a sociedade não tomar consciência.

Barragem

Desmatamento

Arvore nobre derrubada por fazendeiro

Crime praticado pelos banhistas

O FUTURO
É possível que pelo ritmo de agressão do homem, em vinte anos a água esteja imprópria para o consumo humano.
Se não houver medidas urgentes para barrar os crimes ambientais é possível que em menos de 30 anos não tenhamos água da Barragem de Cachoeira Grande.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.